Buscar

Qual sistema usar? 32 ou 64 bits?

É possível avaliar qual o sistema mais adequado para cada computador? Se o melhor é o windows 10, windows 7, windows 8? a resposta a essas perguntas você vai ver neste post.


Na verdade, a diferença de consumo de recursos é mínima entre estes sistemas, tecnicamente não tem uma diferença entre os Windows 7, 8 ou 10. O que vai fazer a diferença é a arquitetura de hardware. Versão 64 ou 32 bits. E saber escolher a versão adequada do sistema.


Por exemplo:

Pode ser muito mais prejudicial você colocar a versão do Windows 7 ULTIMATE do que a versão Windows 10 pro. A versão ultimate possui muitos recursos, pode causar lentidão no computador. Por isso, sempre aconselhamos a utilizar a versão PRO. A relação custo/benefício entre a versão HOME (que é a versão mais simples) e a versão ULTIMATE, a versão PRO, fica no meio, equilibra bem os recursos.


Quanto a versão 7, 8 ou 10 fica a critério do usuário. Alguns preferem o windows 7, outros preferem o windows 10, eu particularmente gosto mais do 10. Mas conheço gente da área que prefere o windows 7 e tá tudo certo.


Onde verifico a arquitetura da máquina?


Apertando as teclas [windows] + [pause break] no seu teclado, vai aparecer a tela do sistema que exibe informações básicas sobre o computador, como a edição do windows, se está instalado o windows 7, 8 ou 10 a sua versão, se é HOME, STUDENT, STARTER, PRO ou ULTIMATE. Nesta tela também é exibido o seu processador e a quantidade de memória RAM do computador.


Hoje em dia é muito raro se ver arquitetura x86 (32 bits), mas deve-se levar em consideração

prioritariamente essa quantidade de memória RAM, pois sistemas 32 bits não reconhecem mais de 2 Gigas de memória RAM, salvo a versão ULTIMATE que reconhece até 4 Gigas de memória RAM.


Então se no seu computador já possui mais de 4 Gigas de memória RAM, já tem uma indicação de que o sistema mais adequado seria um sistema 64 bits, mas para uma análise completa, verifique também o seu processador.


Nesta tela, que apareceu quando você pressionou as teclas [windows] + [pause break],

além de mostrar o modelo do processador, também mostra a informação sobre o processador, se ele tem base em x32 (em alguns casos aparecem x86) ou x64 bits.


Essa informação já nos diz qual sistema seria mais adequado também em relação ao processador.


Então pra encerrar, para você instalar o melhor sistema operacional no seu computador, deve-se avaliar a quantidade de memória RAM e o processador. Se neste computador temos menos de 3 Gigas de RAM, podemos concluir que o ideal seria o sistema 32 bits.


No entanto, grande maioria dos computadores já vem com 4 Gigas ou mais de memória RAM, então na pratica, sistemas 32 bits estão com seus dias contados.


0 visualização

© 2020 - Suportebox Informática. 

logo supotebox.png